IPTU 2020 Uberlândia – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

O IPTU 2020 Uberlândia é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano. Trata-se de um tributo cobrado às pessoas que possuem um imóvel, seja casa, apartamento, terreno, escritório e etc.

O imposto é obrigatório e cobrado, anualmente, pelas prefeituras dos municípios. Com o pagamento do IPTU 2020, o contribuinte pode ajudar no crescimento de sua cidade, pois os valores recolhidos são revertidos a segmentos como saúde e educação.

Continue lendo nosso artigo, pois nas próximas linhas você vai poder conferir todas as informações relacionadas ao IPTU Uberlândia, tais como: emissão da segunda via do IPTU, como pagar, valor do imposto, entre outras. Não deixe de ler!

Como emitir a Segunda Via IPTU Uberlândia?

A segunda via do carnê do IPTU Uberlândia 2020 está disponível no portal da Prefeitura de Uberlândia no site http://portalsiat.uberlandia.mg.gov.br. A emissão da segunda via é um processo muito simples e rápido. Você faz tudo pela internet, sem sair de casa.

Veja abaixo nosso passo a passo para emitir a segunda via IPTU 2020 Uberlândia:

IPTU 2020 Uberlândia

Passo 1: Acesse o endereço eletrônico http://portalsiat.uberlandia.mg.gov.br/dsf_udi_portal/inicial.do?evento=montaMenu&acronym=EXTRATO#


Passo 2: Tenha em mãos dados como CPF ou CNPJ e Número CDA;


Passo 3: Preencha as informações solicitadas nos espaços;


Passo 4: Por fim, clique em Pesquisar.


Para evitar a cobrança de juros e multa por atrasos, fique sempre atento às datas do vencimento do tributo.

Valor do IPTU 2020 Uberlândia

O Imposto Predial e Territorial Urbano é calculado a partir do valor venal do imóvel, que leva em consideração alguns elementos como localização, acabamento, valorização do logradouro, tamanho, entre outros fatores.

O valor venal é o valor de mercado de um imóvel, ou seja, o quanto ele vale na hora da venda, e sobre esse valor é aplicada uma alíquota determinada por cada Prefeitura, que varia pra cada tipo de imóvel.

Veja também:

Portanto, sabendo a base de cálculo de seu imóvel e a alíquota do IPTU, basta fazer um cálculo simples para descobrir o valor do tributo. Por exemplo, um imóvel avaliado em R$ 300.000 (trezentos mil reais) que fica em um município cuja alíquota, para esta faixa de preço, é de 1,4%, irá pagar R$ 4.200 (quatro mil e duzentos reais) de IPTU.

Caso você tenha dúvidas referentes ao valor cobrado e a área construída que consta no seu IPTU, com o carnê em mãos e os dados pessoais, procure a plataforma de atendimento da Prefeitura de Uberlândia e faça a solicitação de revisão de valores.

Prefeitura Uberlândia IPTU

A Prefeitura de Uberlândia IPTU é órgão responsáveis pelo recolhimento do tributo.

Como já foi mencionado, o IPTU é um tributo cobrado todos os anos a proprietários de imóveis do país, mas o seu pagamento precisa ser encarado como contribuição no desenvolvimento do município e na melhoria da qualidade de vida da população.

IPTU 2020 Uberlândia

A receita do IPTU Uberlândia garante a execução de obras na cidade, além disso ajuda na melhoria de setores como educação, saúde, vias públicas, saneamento básico, entres outros.

Para maiores detalhes sobre o IPTU, é possível entrar em contato com a Prefeitura de Uberlândia através dos seguintes dados:

  • Endereço: Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Santa Mônica – CEP: 38408-150;
  • Telefone: (34) 3239-2444.

Como pagar o IPTU Uberlândia?

O carnê para pagamento do IPTU Uberlândia 2020 é, anualmente, enviado pelos Correios. Mas caso o seu não tenha chegado por motivos diversos como alteração de endereço ou dados incompletos, não tem problema, pois a Prefeitura da Cidade apresenta duas soluções para você.

Se for necessário a emissão da 2ª via do carnê do IPTU, pode ser feita pela internet, acessando o Portal da Prefeitura em www.uberlandia.mg.gov.br, como foi orientado no tópico acima, ou pessoalmente, na Plataforma de Atendimento, no Centro Administrativo da Prefeitura, munido do CPF ou CNPJ do proprietário.

Com o Carnê em mãos, é possível pagar nas seguintes agências financeiras:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Casas Lotéricas.

Pagando dentro do prazo e à vista, o contribuinte pode ter até 5% de desconto.

É preciso que o pagamento do tributo esteja sempre regularizado, pois caso contrário, o contribuinte enfrentará algumas dores de cabeça com taxas, multas, além de ter o débito inscrito na Dívida Ativa do município. O não pagamento pode até levar seu imóvel  a leilão.


Como você pode ver em nosso artigo, pagar o IPTU 2020 Uberlândia significa ajudar na infraestrutura de sua cidade e contribuir na qualidade de vida da população. Além disso, com o pagamento regularizado, você fica livre de multas, taxas e juros por conta do atraso.

Se ainda ficou alguma dúvida sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano, pode deixar uma mensagem logo a seguir e iremos responder o mais rápido possível. Boa sorte!

Deixe um comentário