IPTU 2020 RJ – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar – Aprenda!

O IPTU 2020 RJ é um tributo obrigatório cobrado para todas as pessoas que possuem uma propriedade imobiliária, como apartamento, casa, sala comercial ou outro tipo de imóvel. Basta estar dentro de uma região urbanizada.

As taxas de pagamento do IPTU varia de estado por estado. E no Rio de Janeiro o calculo de pagamento é calculado através da multiplicação do valor venal do Imóvel. Desta forma, veja as formas de pagamento do IPTU 2020 que mais se adéqua a você.

A seguir veja todas as informações referente ao IPTU 2020 RJ. Ao ler os tópicos a seguir você saberá a respeito de como emitir a segunda via do IPTU Rio de Janeiro.

Como emitir a segunda Via IPTU RJ?

A cobrança do IPTU RJ geralmente chega por meio dos correios até a residencia dos proprietários dos imoveis em todo território urbano do Rio de Janeiro.

Porém, nem todos tem em mãos o guia de pagamento do IPTU, seja por perda de documento ou não recebeu. Sendo assim, torna-se necessário a emissão da segunda via desse tributo.

Veja também:

Para emitir a segunda via do IPTU 2020 RJ é necessário que você tenha acesso a internet por meio de um computador ou algum dispositivo móvel para que assim possa realiza-lo com exito e segurança.

Siga o passo a passo a seguir de como emitir a segunda via IPTU RJ. Acompanhe:

IPTU 2020 RJ

Passo 01: O primeiro passo a ser dado é acessar o site da cidade do Rio de Janeiro por meio do Link a seguir: http://www2.rio.rj.gov.br/smf/iptu2v/default_00.asp e espere a pagina carregar completamente.


Passo 02: Após ser redirecionado para a pagina de emissão de 2° via do carnê, é necessário que você preencha corretamente os campos necessários, informando a inscrição imobiliária e o ano em exercício.


Passo 03: Por fim, clique em Consultar para ter acesso a segunda via IPTU RJ.


Valor do IPTU 2020 RJ

O cálculo do IPTU 2020 RJ é de acordo ao valor Venal do seu imóvel. Desta forma o valor a ser pago é determinado pela prefeitura do Rio de Janeiro logo no inicio do ano para que você venha se preparando.

No ano de 2019 o valor do imposto teve uma correção da inflação de 3,86%. com base no IPCA-E, do IBGE, assim como acontece todos os anos. Além da correção da inflação, os moradores também vão perceber um aumento devido a segunda metade da atualização do IPTU, conforme prevê a Lei 6250/17.

As regras de pagamento ainda segue as mesmas no ultimo ano. Dessa forma o contribuinte poderá pagar em cota unica ou em até dez vezes.

Prefeitura RJ IPTU

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo pago anualmente por todos os proprietários de imoveis pelo terreno na área urbana. A cobrança desse imposto é determinada por lei e todo o dinheiro arrecadado vai para os cofres da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

IPTU 2020 RJ

Com as taxas do IPTU nos cofres, o dinheiro uma parte vai para o tesouro nacional e por lei 25% do total arrecadado devem ser aplicados  na Educação e outros 15% diretamente na Saúde. Vale lembrar que esse é um percentual mínimo, não o teto de investimento.

No endereço a seguir são prestados serviços ao contribuinte referentes às áreas da Prefeitura IPTU RJ. Confira:

  • Endereço: Rua Afonso Cavalcanti,455 – Cidade Nova – 20211-110;
  • Telefone: (21) 3460-1746.

Como pagar o IPTU RJ?

É de suma importância que os contribuintes paguem o IPTU RJ 2020, para que não fiquem com o nome sujo com o governo do Rio de Janeiro. Dessa forma com o guia de pagamento em mãos você poderá efetuar o pagamento em um das agências a seguir:

  • Lotéricas;
  • Agências bancárias da Caixa;
  • Caixas eletrônicos;
  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  •  Brasília S/A;
  • Itaú;
  • Citibank;
  • Sicredi;
  • Bancoob.

Será possível realizar o pagamento por meio do Internet Banking, basta ter o cadastro online em acessar em seu computador ou dispositivo móvel.

O não pagamento desse tributo resultará em uma serie de consequências para o proprietário do imóvel, pois quando a prefeitura não recebe a comprovação do pagamento do IPTU 2020 RJ o seu nome vai para a divida ativa do estado do Rio de Janeiro.

Com seu nome incluso na divida ativa você não poderá realizar qualquer transação.


Após saber essas informações veja qual a data de pagamento e quanto pagar para o IPTU 2020 RJ. Para que assim não entre em dividas com a prefeitura RJ IPTU. Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário