IPTU 2020 Recife – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Assim como ocorre com todos os estados e municípios, anualmente muitos cidadãos recifenses precisam realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano. Por isto, é interessante se organizar desde já para não perder a data se atrasar com a dívida do IPTU 2020 Recife.

Este tributo recai em cima de pessoas físicas e jurídicas que tem posse de um ou mais imóveis localizados em região considerada urbanizada. Alguns exemplos destas propriedades são casas, apartamentos, salas comerciais ou qualquer outro do tipo.

Elaboramos este artigo com o intuito de ajudar os contribuintes que desejam saber mais sobre o IPTU Recife. Portanto, continue acompanhando o conteúdo a seguir e entende como emitir a segunda via, como é calculado o valor do imposto e como pagá-lo. Vamos lá!

Como emitir a Segunda Via IPTU Recife?

O carnê do IPTU 2020 Recife é enviado pelos Correios até cada propriedade, já constando os valores que precisa ser pago. Mas caso este carnê tenha sido extraviado ou não chegue à sua imóvel devido a qualquer motivo, será preciso emitir a segunda via.

A emissão IPTU Recife 2 via pode ser feita sem que o contribuinte saia de sua casa, bastando acessar o site da prefeitura municipal, conforme ensinaremos no guia explicativo abaixo. Confira:

IPTU 2020 Recife

Passo 01. Primeiramente acesse o endereço do site da Prefeitura do Recife IPTU:  http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/iptutaxalimpeza;


Passo 02. Em seguida, no menu “IPTU e Taxa de Limpeza”, selecione a opção “Extrato de Débitos e Emissão de Guias (DAM)”;


Passo 03. Na próxima página você deverá preencher os campos em branco com os dados solicitados;


Passo 04. Por fim, ao certificar-se de que os dados estão devidamente corretos, clique em “enviar”.


Seguindo os passos ensinados acima, em poucos minutos você poderá consultar todo o extrato de débitos de seu IPTU Prefeitura do Recife, além de poder emitir também a segunda via da sua guia de pagamento.

Veja também:

Valor do IPTU 2020 Recife

O valor do Imposto Predial e Territorial Urbano é uma questão complicada e de total responsabilidade da prefeitura municipal de cada cidade. É feito um cálculo para estabelecer uma valor específico que será cobrado sobre cada propriedade, sendo utilizados um fator essencial neste processo: o valor venal do Imóvel.

O valor venal do imóvel é a base de cálculo da prefeitura Recife IPTU, logo, quanto mais cara a propriedade for, mais caro será o imposto cobrado acima da mesma. Ele é resultante da soma do valor do terreno com o valor da edificação.

Entenda melhor:


O IPTU Recife é calculado pela aplicação de uma alíquota percentual em cima do valor venal do imóvel. Por exemplo: Uma propriedade que custa 200 mil reais, tem a alíquota de 1% para o IPTU.

Logo, a sua base de cálculo será estes 200 mil. Portanto, calcula-se 1% deste valor (1% de 200 mil) e resultará em R$ 2.000,00. Este é o valor que deverá ser pago anualmente por este imóvel.


Todas as alíquotas são disponibilizadas no site da prefeitura de Recife IPTU, inclusive mais informações relacionadas ao imposto. Basta acessar o endereço https://portalfinancas.recife.pe.gov.br/faq.

Prefeitura Recife IPTU

Todo o dinheiro arrecadado pelo Imposto Predial e Territorial Urbano é guardado nos cofres públicos de cada estado e município. Com isto, a prefeitura consegue ter verba suficiente para aplicar melhorias de infraestrutura em áreas urbanizadas.

IPTU 2020 Recife

Podemos citar alguns exemplos:

  • Melhorias no asfaltamento;
  • Melhorias na segurança;
  • Melhorias de saneamento;
  • Melhorias na saúde;
  • Melhorias na educação;
  • Entre outras.

É considerada uma região urbana aquela que esta compreendida nos limites territoriais do perímetro urbano do Município. E todas as pendências de seu imposto encontradas na consulta IPTU Recife poderá ser esclarecida entrando em contato com a prefeitura da cidade.

  • Endereço: Cais do Apolo, 925 – Recife, PE, 50030-903;
  • Telefone: (81) 3355-8000.

É interessante resolver todas as suas pendências o quanto antes, principalmente se estiver com o imposto atrasado. Abaixo você confere como pagar o IPTU Recife.

Como pagar o IPTU Recife?

Pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano é um dever anual obrigatório entre muitos cidadãos brasileiros. E com os carnês e segunda via do IPTU 2020 Recife em mãos, os contribuintes poderão se dirigir até uma agência dos bancos conveniados com a prefeitura do estado para quitar a dívida.

Lista de bancos credenciados:

  • Banco do Brasil
  • Banco Itaú
  • Banco Santander
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Lotéricas (No limite fixado pela CEF)
  • SICREDI

É muito importante não se atrasar e nem deixar de pagar o seu IPTU Recife, caso contrário, o contribuinte estará sujeito à penalidades nada agradáveis. Além do juros aplicado para cada dia de atraso, o nome do cidadão será inscrito na dívida ativa. Nos piores dos casos, o imóvel será apreendido pelo Governo.


Depois de conferir estas valiosas informações sobre o IPTU 2020 Recife, esperamos que não tenha restado nenhum tipo de dúvida. Mas caso ainda tenha alguma pergunta a fazer, deixe um comentário abaixo e aguarde que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Deixe um comentário