IPTU 2020 Porto Alegre – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

O IPTU 2020 Porto Alegre é um imposto cobrado anualmente e todos os proprietários de imóveis ou terrenos na área urbana são obrigados a pagar. Tal encargo é aplicado a todos os cidadãos brasileiros.

A pessoa que não realiza esse pagamento pode responder ao crime de sonegação fiscal, o que reforça a atenção nas datas de vencimento do pagamento desse imposto.

Abaixo você verá todas as informações referente ao IPTU 2020 Porto Alegre. Ao ler os tópicos a seguir você saberá a respeito de como emitir a segunda via do IPTU, além disso saberá como é realizado o calculo e como realizar o pagamento do tributo. Confira!

Como emitir a Segunda Via IPTU Porto Alegre?

A emissão da segunda via do boleto de pagamento é fácil e rápida. Basta ter em mãos qualquer dispositivo com acesso a internet. Abaixo listamos os passos que você deve seguir para emitir a 2 via IPTU Porto Alegre.

IPTU 2020 Porto Alegre

Passo 01. Entre no site https://alfa.portoalegre.rs.gov.br/iptu/guia e espere a pagina carregar completamente.


Passo 02. Clique em “Emitir Guia de Pagamento Consolidado IPTU/TCL”;
Preencha os campos indicados e clique em confirmar.


Passo 03. Após seguir esses passos uma nova aba irá se abrir e lá você poderá consultar e imprimir sua segunda via do IPTU Porto Alegre.


Através desse link do site da Prefeitura de Porto Alegre IPTU você também pode emitir o boleto de pagamento. Basta clicar em “Emitir Guia”.

Valor do IPTU 2020 Porto Alegre

O valor do IPTU Porto Alegre 2020 é calculado seguindo a lógica do valor de venda a vista do imóvel. Tal valor é apurado seguindo os principais dados do imóvel. Tais como a área em metros quadrados do terreno, a área em que o imóvel foi construído e a idade da construção, por exemplo. Depois que o valor de venda é apurado as alíquotas são aplicadas ao cálculo do valor do IPTU.

Veja também:

As alíquotas são definidas por lei e é um percentual que é aplicado no calculo do valor do IPTU. Abaixo apresentamos uma tabela com a porcentagem das alíquotas aplicadas nos imóveis de Porto alegre.

Tipo do imóvel Porcentagem:

  • Residencial – 0,85%
  • Não Residencial – 1,10%
  • Terrenos – De 1,50% a 6,00%
  • Terrenos com projeto de imóvel residencial – 0.95%
  • Terrenos com projeto de imóvel não residencial – 1.20%
  • Utilizados para produção agrícola – 0,03%

Prefeitura Porto Alegre IPTU

Se você quer garantir um futuro melhor para seus filhos e netos em relação, ou se quer contribuir para o desenvolvimento, melhoria e crescimento do seu município, a melhor forma é manter em dias o pagamento do IPTU.

IPTU 2020 Porto Alegre

Com o pagamento desse imposto a Prefeitura de Porto Alegre IPTU pode realizar obras de infra-estrutura, melhorias na saúde e na educação, além de melhorar o saneamento básico. E isso pode beneficiar sua geração futura, ou seja, filhos e netos.

Portanto, a gestão municipal pode realizar diversos tipos de serviços com esse imposto. Ele pode ser aplicado em: pavimentação de vias, construção e reformas de prédios públicos, ampliação no atendimento a saúde em postos e hospitais municipais, reformas de praças, entre outros.

Se você perdeu ou não recebeu seu carnê de pagamento do IPTU, pode solicitar a segunda via e manter o pagamento em dias, como já ensinamos anteriormente.

  • Endereço: Praça Montevidéo, n.º 10 CEP: 90010-170;
  • Telefone: (51) 3289 -3582.

Como pagar o IPTU Porto Alegre?

Para realizar o pagamento do seu carnê você só vai precisar ir até uma casa lotérica mais próxima portando seu carnê ou boleto de segunda via IPTU Porto Alegre. Cabe ressaltar que na lotérica há um limite máximo de valor de pagamento de boleto que, nesse caso, é de R$ 1.000,00.

Se esse for seu caso, saiba que há também a opção de pagar o carnê em uma agencia bancária das seguintes instituições:

  • Banrisul;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Sicredi.

Você pode também pagar o IPTU 2020 Porto Alegre através do internet banking do seu banco sem precisar sair de casa. Mas antes disso verifique se seu banco possui essa ferramenta. Outra forma de pagamento é cadastrar seu carnê no débito automático de sua conta bancária. Verifique também se isso é realizado pelo banco em que possui conta.

Pagar o IPTU é mais que uma obrigação anual, é o dever de todo cidadão. É preciso salientar que o não pagamento desse imposto pode gerar diversos problemas no futuro. Tais como, perda do imóvel, problemas judiciais e inscrição na divida ativa.


Assim, manter em dias o pagamento do IPTU 2020 Porto Alegre também é sinônimo de livrar-se de mais um problema que pode ficar maior no futuro. Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi dito acima deixe o seu comentário agora mesmo, para que possamos esclarece-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário