IPTU 2020 Natal – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Todos os contribuintes, sejam eles pessoas físicas ou pessoa jurídicas  proprietários de imóveis ou terrenos, comerciais ou residenciais, deverão pagar, todos os anos, o carnê do IPTU 2020 Natal que é enviado pela prefeitura do município. Esse imposto é um dos tributos mais importantes para o município, e por causa disso, necessita de programação prévia, para que seus pagamentos estejam sempre em dia.

Esse imposto é de uma importância mais do que fundamental para as contas públicas do município de Natal, além de estar previsto pela Constituição Federal do nosso país, que aponta que a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano precisa ser feito pelo município e deve ser regulado pela Lei Ordinária em vigor nele.

E é por causa da sua importância que nós vamos mostrar nas próximas linhas deste artigo tudo que é necessário saber a respeito do IPTU Natal RN 2020, ensinando a você, leitor, como pagá-lo, como realizar consultas importantes e como emitir segunda via, entre outras coisas.

Como emitir a Segunda Via IPTU Natal?

É de conhecimento geral que todo munícipe contribuinte sabe que o IPTU  2020 Natal RN deverá estar sempre em dia, não apenas para garantir o repasse de verba para a prefeitura com a finalidade de melhorias e para os serviços básicos do município, mas também para evitar vários transtornos, como multas ou outras sanções por conta de atraso.

Há duas formas para que o cidadão contribuinte consiga sempre manter o pagamento do IPTU Natal em dia, na primeira opção ele deverá escolher entre pagar o tributo em parcela única (à vista) ou por meio de parcelamento.

Veja também:

Caso o contribuinte escolha a opção parcelamento deverá prestar muita atenção, principalmente sobre as datas de vencimento que constam nos boletos dentro do carnê de pagamento.

Se, por acaso, ocorrer algum tipo de extravio no envio do carnê ou caso o mesmo seja perdido pelo contribuinte, ainda assim haverá a opção de solicitar a emissão de 2 via IPTU Natal 2020, diretamente no site oficial da prefeitura de natal IPTU, conforme mostra o passo a passo abaixo:

IPTU 2020 Natal

Passo 01 – Abra o seu navegador e digite o link: natal.rn.gov.br.


Passo 02 – Você deverá clicar na opção “IPTU”, e em seguida a opção “Pagamento”, clicando na sequência na opção “DAM IPTU”, para que possa informar o número de inscrição de seu imóvel.


Passo 03 – Assim que concluir o passo 2, você será direcionado para a página que permite que a segunda via IPTU Natal 2020 seja emitida, sendo necessário que ela seja salva em PDF e depois impressa para que o pagamento possa ser efetuado normalmente.


Valor do IPTU 2020 Natal

O IPTU Natal 2020 é baseado na Planta de Valores Genéricos (PVG). A Planta de Valores Genéricos tem como função atualizar os valores do metro quadrado de terrenos e de construção o mais próximo dos valores praticados pelo mercado imobiliário.

O IPTU constitui ônus real e acompanha o imóvel em todos os casos de transmissão de propriedade.

Base de Cálculo: é o Valor Venal do imóvel.

Prefeitura Natal IPTU

O IPTU 2020 Natal é um importante imposto do município que é cobrado de todos os cidadãos contribuintes que possuam propriedade (terreno ou imóvel, comercial ou residencial) localizada nos limites da zona urbana da cidade.

Seu valor é fundamental para auxiliar no equilíbrio das contas públicas, além de ser um recurso importantíssimo para obras de infraestrutura que melhoram a vida dos munícipes residentes da capital do Rio Grande do Norte.

IPTU 2020 Natal

E, além disso,  os serviços básicos e essenciais, como a coleta de lixo urbano, a manutenção da iluminação pública ou o recapeamento de ruas e avenidas da cidade de Natal também tem seus pagamentos garantidos pelo IPTU 2020.

E é por conta da grande dimensão do IPTU Natal em importância para a cidade que caberá ao contribuinte garantir que os pagamentos deste tributo estejam sempre regularizados e jamais sejam atrasados por qualquer motivo. Aqui abaixo segue o endereço e telefone para caso precise entrar em contato com a prefeitura para sanar mais dúvidas sobre o IPTU 2020 Natal.

  • Endereço: Rua Ulisses Caldas, 81 – Centro;
  • Telefone: 84 3232-8845.

Como pagar o IPTU Natal?

Caso o IPTU 2020 Natal não seja pago, o contribuinte poderá vir a sofrer,  algumas sanções legais e poderá também ter a cobrança de multas, encarecendo ainda mais o valor do imposto.

Portanto, para evitar este tipo de transtorno, o cidadão deverá procurar saber como pagar o imposto e onde fazê-lo. O carnê do IPTU 2020 Natal poderá ser pago em qualquer agência bancária ou em qualquer casa lotérica da cidade, e além da opção de ser pago diretamente pela internet, por meio do serviço de internet banking do banco escolhido para realizar a operação. As principais agências são:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.

Para os contribuintes que sempre se mantém em dia, há a possibilidade de fazer o cadastro no programa Bom Pagador, que foi criado pela prefeitura de Natal especialmente para oferecer descontos ainda maiores para os cidadãos contribuintes que desejam quitar em parcela única este tributo.

Agora que você já sabe para que serve e qual a importância do IPTU 2020 Natal, procure se programar para realizar seus pagamentos sempre em dia. Espero que tenha gostado do artigo e caso tenha dúvidas, deixe o seu comentário aqui abaixo para que possa te responder.

Deixe um comentário