IPTU 2020 Goiânia – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

O Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) é obrigatório no país inteiro e grande parte da população brasileira realiza o pagamento, já que esse imposto é anual. Os moradores de Goiânia não estão isentos de realizar esse pagamento e, certamente, já estão de olho no IPTU 2020 Goiânia.

Só é preciso lembrar que apenas os proprietários de imóveis realizam esse pagamento. As pessoas que moram de aluguel, por exemplo, não precisam realizar esse pagamento já que é encargo do proprietário.

Abaixo você verá todas as informações referente ao IPTU 2020 Goiânia. Ao ler os tópicos a seguir você saberá a respeito de como emitir a segunda via do IPTU, além disso saberá como é realizado o calculo e como realizar o pagamento do tributo. Confira!

Como emitir a Segunda Via IPTU Goiânia?

Se o boleto do IPTU não chegou até sua casa, ou se houve perda ou rasura desse documento, saiba quer você pode emitir uma segunda via. É simples e rápido; você só vai precisar possuir um computador ou qualquer outro tipo de aparelho com acesso à internet.

Para isso, siga os passos abaixo:

IPTU 2020 Goiânia

Passo 01: Acesse o site da Prefeitura Municipal de Goiânia, utilizando o link: www.goiania.go.gov.br e espere a pagina carregar completamente.


Passo 02:  No menu do site clique em “Serviços” Logo após, abrirá uma nova aba. Nela você vai clicar em IPTU-ITU/Taxas no canto esquerdo.


Passo 03: A nova aba que se abrirá indicará apenas uma opção: Imposto Predial e Territorial Urbano, clique nesta opção.


Passo 04: Clique na opção “Consulta e Emissão da Guia para Pagamento”;
Agora é só preencher os campos indicados com seus dados e clicar, novamente, em “Consultar”.


Passo 05. Clique em “Gerar Guia” para emitir seu boleto de pagamento.


Valor do IPTU 2020 Goiânia

O cálculo do IPTU 2020 Goiânia se baseia no valor em que o imóvel pode ser vendido. Esse valor de venda é considerado como o valor vendido a vista. O que se diferencia do valor de acordo com o mercado, já que esse segundo leva em consideração muitos fatores que envolvem negociações de preços e abatimentos por conta de condições físicas, entre outros.

Veja também:

E o valor de venda é considerado a partir da necessidade da venda em pouco tempo.

A alíquota é o percentual ou valor fixo que será aplicado para o cálculo do IPTU Goiânia 2020 do imóvel. A alíquota será um percentual quando a base de cálculo for um valor econômico.

Prefeitura Goiânia IPTU

Realizando o pagamento desse imposto você está colaborando para que sua cidade se desenvolva, por isso é primordial a manutenção do pagamento IPTU.

IPTU 2020 Goiânia

O valor pago é investido em obras de infra-estrutura, na saúde e educação de seu município. Ou seja, ele é utilizado para: asfaltar ruas, construir escolas, ampliar as condições de atendimento nos postos de saúde, saneamento e etc.

O envio do boleto do IPTU Goiânia é realizado pelos Correios. Ele é entregue em todas as residências. Se por algum motivo a sua via não foi entregue, você perdeu ou rasurou, não há com o que se preocupar. Como já falamos anteriormente, existe a possibilidade de emitir a segunda via IPTU 2020 Goiânia.

  • Endereço: Av. do Cerrado n° 999 Bl.’F’  – APM 09 – Park Lozandes – Goiânia/GO – CEP: 74884-092;
  • Telefone: 3524-1000 /  3524-1001/ 3524-1002 /  3524-1003.

Como pagar o IPTU Goiânia?

Você pode pagar o boleto entregue em sua casa ou a segunda via que imprimiu nas casas lotéricas ou nas unidades dos seguintes bancos e instituições:

  • Itaú;
  • Banco do Brasil S/A;
  • Banespa;
  • Banco Mercantil do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • CREDIJUR;
  • CREDISAÚDE;
  • CREDMED;
  • UNICRED – GOIÂNIA;
  • CREDI – SGPA (PECUARISTAS).

O vencimento é sempre 20 de cada mês. Se você preferir, pode também realizar o pagamento pela internet através de sua conta do banco. Desde que ela esteja autorizada para realizar pagamentos. Assim, o pagamento pode ser feito pelo celular, tablet ou computador com acesso a sua conta bancária.

Além disso, você também pode efetuar o pagamento via internet banking, se a sua conta no banco estiver autorizada para esse tipo de operação. Dessa forma, você paga o IPTU Goiânia sem precisar sair de casa.

Vale ressaltar que esse imposto é obrigatório em todo o país e não realizar o pagamento se configura crime. Isso pode te levar a inúmeros problemas judiciais, assim como a perda do seu imóvel ou terreno.


Manter o pagamento do IPTU 2020 Goiânia em dias é ter convicção de que vários problemas dessa cidade serão resolvidos. Por isso é importante também fiscalizar o uso desse imposto por parte do governo municipal. Faça sua parte!

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu comentário agora mesmo para que possamos esclarecê-lo o mais breve possível.

Deixe um comentário