IPTU 2020 DF – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar – Aprenda!

O IPTU 2020 DF é um imposto obrigatório para todos os proprietários de imoveis, seja ela casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada.

O Imposto é cobrado pela prefeitura da cidade do Distrito Federal e varia o valor de acordo ao valor venal do Imóvel. O dinheiro arrecadado uma parte é investido no tesouro direto e outra é investido em educação e saúde.

Abaixo você verá todas as informações referente ao IPTU 2020 DF. Ao ler os tópicos a seguir você saberá a respeito de como emitir a segunda Via IPTU Distrito Federal.

Como emitir a Segunda Via IPTU DF?

O guia de pagamento do IPTU 2020 DF geralmente chega nas residencias por meio dos correios meses antes do pagamento do tributo. Desta forma, para que assim o contribuinte já tome conhecimento de quanto deverá pagar no ano em exercício.

Porém nem sempre, na hora de pagar o IPTU muitos contribuintes não tem em mãos o carnê de pagamento, para isso, é preciso que o proprietário do imóvel emita a segunda via IPTU DF 2020.

Para emitir o documento é bastante simples, é preciso que você tenha uma boa conexão de internet em um computador ou qualquer dispositivo móvel. Para que assim possa realiza-lo com exito e segurança.

Veja também:

A seguir, criamos um passo a passo de como emitir a 2 via IPTU DF. Confira Atentamente:

IPTU 2020 DF

Passo 01: Primeiramente será preciso que você entre no site do Sefaz DF IPTU por meio do link: http://www.fazenda.df.gov.br/area.cfm?id_area=30 e espere a pagina carregar completamente.


Passo 02: Em seguida você terá que clicar na opção “IPTU/TLP” juntamente com o número da sua inscrição.


Passo 03: Assinale a opção IPTU, 2020 e DAR do exercício. Por fim, assinale em exercício e clique em executar.


Feito isso, você poderá emitir todas as parcelas de pagamento do IPTU DF 2020. Além disso, também é possível verificar as que estão em atraso e os juros sobre cada parcela.

Valor do IPTU 2020 DF

O cálculo do IPTU 2020 DF é determinado pela secretaria da fazenda DF IPTU da cidade. A base de cálculo do IPTU é tomada como base do valor venal do Imóvel, desta forma se o seu imóvel for de um preço elevado consequentemente o pagamento do seu IPTU vai ser um pouco mais alto.

A mesma coisa para os contribuintes que tem uma casa com um valor mais razoável. Dessa forma o pagamento do IPTU 2020 DF será estabelecido por meio do seu imóvel.

Alíquota é um percentual definido em lei que se aplica sobre a base de cálculo para encontrar o valor do imposto. Os percentuais praticados no IPTU DF segundo o tipo de imóvel são:

  • 0,3% para casas e apartamentos usados exclusivamente como moradia;
  • 1% para comércios ou terrenos com alvará de construção;
  • 3% para terrenos com áreas vazias ou bens demolidos.

Prefeitura DF IPTU

O IPTU é um imposto obrigatório cobrado anualmente para todos os proprietários de imoveis em todo território urbano.

IPTU 2020 DF

O valor arrecadado do IPTU uma parte do valor vai para os cofres da prefeitura, investido no Tesouro Nacional e a outra parte é investido em melhorias na educação e em Saúde. Além disso, o dinheiro arrecadado pode ser investido em reformas para o trânsito local ou para as redes de esgoto.

Veja abaixo o endereço que são prestados serviços ao contribuinte referentes ao IPTU. Confira:

  • Endereço: Palácio do Buriti, Praça do Buriti Brasília – DF / CEP 70075-900;
  • Telefone: (61) 3415-5556.

Como pagar o IPTU DF?

O pagamento do Tributo é de suma importância para todos os contribuintes da cidade do Distrito Federal. Dessa forma, com o guia de pagamento em mãos você deverá escolher qual método de pagamento fica melhor para o seu orçamento, dessa forma você poderá escolher o pagamento à vista ou parcelado.

Feito isso, vá até uma das agências ou correspondentes bancárias a seguir:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica;
  • Itaú;
  • Unibanco.

Além disso, é possível realizar o pagamento por meio do Internet Banking, basta ter acesso a sua conta bancaria da internet. Caso tenha algum problema como a emissão da guia, basta emitir uma segunda via.

Fique sempre atento a data de vencimento do IPTU 2020 DF. Pois caso não efetue o pagamento você poderá ter o nome incluso na divida ativa da cidade do Distrito Federal.

E com o seu nome na divida ativa você não poderá realizar qualquer movimentação bancaria até que a divida seja quitada.


Após saber essas informações não deixe de realizar o pagamento do IPTU 2020 DF. Caso tenha alguma dúvida referente ao que foi passado acima deixe o seu recado agora mesmo para que possamos esclarece-la o mais breve possível.

Deixe um comentário