IPTU 2020 Cuiabá – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Os munícipes residentes aqui em Cuiabá aguardam para receber anualmente da Prefeitura, o carnê com as guias de pagamento do IPTU 2020 Cuiabá, que é um dos tributos mais importantes para o município.

O IPTU Cuiabá 2020 é cobrado tanto de pessoas físicas, quanto de pessoas jurídicas (empresas), o imposto é para os contribuintes quem tem propriedade (imóvel ou terreno) localizada dentro dos limites da zona urbana do município.

No decorrer desse artigo, iremos falar um pouco mais sobre o IPTU 2020 Cuiabá, ajudando você, leitor, a entender para que ele serve e dando orientações sobre como proceder para solicitar emissão de segunda e para fazer pagamentos e consultas, entre outras coisas. Vem conferir!

Como emitir a Segunda Via IPTU Cuiabá?

Pois bem, para manter a regularidade do pagamento do IPTU Cuiabá 2020, é necessário que o contribuinte tenha sempre em mãos o carnê com os boletos, que foi enviado pela prefeitura Cuiabá IPTU através dos correios.

Entretanto, como às vezes algumas dificuldades podem ocorrer, como por exemplo ter o carnê extraviado ou até mesmo ser perdido, isso não irá impedir que o pagamento seja feito em dia, já que haverá a possibilidade de solicitar a emissão IPTU Cuiabá 2 via.

Veja também:

Para conseguir realizar essa solicitação, o contribuinte precisará fazer um procedimento muito simples. Mostramos o que precisará ser feito aqui embaixo no passo a passo a seguir. Confira:

IPTU 2020 Cuiabá

Passo 1: Abra o seu navegador e acesse o site oficial da prefeitura de Cuiabá, que é o (www.cuiaba.mt.gov.br) e espere a pagina carregar completamente.


Passo 2: Assim que a página carregar completamente, você deverá clicar na opção “IPTU”, para clicar na sequência na opção “Emissão de Guias”, selecionando em seguida a opção “Imobiliário”, que estará dentro da opção “Tipo de Inscrição”.


Passo 3: No último passo, você deverá digitar o número da inscrição e clicar em “Avançar”, para acessar a guia de pagamento, que precisará ser salva em PDF, assim que salvar em PDF imprima a guia, para que o pagamento possa ser realizado.


Valor do IPTU 2020 Cuiabá

O IPTU Cuiabá 2020 é lançado com base na Planta de Valores Genéricos (PVG). A Planta de Valores Genéricos tem como objetivo atualizar os valores do metro quadrado de terrenos e de construção o mais próximo dos valores praticados pelo mercado imobiliário.

É importante frisar que essas atualizações da PVG não possui relação com índices inflacionários, entretanto, de acordo com o código tributário municipal o valor venal que é a base de cálculo do IPTU dos imóveis é reajustado pelo índice do IPCA.


Fato Gerador: a propriedade, o domínio útil ou a posse do bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definidos na Lei Civil, localizado na zona urbana do Município.


O IPTU 2020 Cuiabá constitui ônus real e acompanha o imóvel em todos os casos de transmissão de propriedade.

Prefeitura Cuiabá IPTU

Previsto pela Constituição Federal do Brasil, o Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido pelos munícipes da capital mato-grossense apenas como IPTU Cuiabá, é peça de suma importância para garantir o bom funcionamento da estrutura do município.

IPTU 2020 Cuiabá

O IPTU Cuiabá 2020 assegura que os serviços primordiais para os cidadãos, tais como a coleta de lixo, a iluminação pública e o recapeamento de ruas e de avenidas sejam todos realizados, já que o pagamento destes serviços é realizado pela prefeitura do município por meio das receitas geradas por este imposto.

É por conta desse imposto que todas as obras que proporcionam a melhoria da infraestrutura da cidade, pois, uma boa parte dos recursos arrecadados por meio da cobrança do IPTU 2020 Cuiabá é destinado para melhorias na cidade e consequentemente na qualidade de vida dos contribuintes.

Endereço: Rua Presidente Médici, 515 – Campo Velho, Cuiabá – MT
Telefone: (65) 3617-1601

E isso mostra como é extremamente importante e necessário que o contribuinte mantenha o pagamento deste imposto rigorosamente em dia, uma vez que que ele é fundamental para a cidade como um todo.

Para facilitar ainda mais a vida do contribuinte, a prefeitura disponibiliza duas opções para realizar o pagamento: parcelado, ou à vista.

Como pagar o IPTU Cuiabá?

Como já foi explicado mais acima, é possível realizar o pagamento do IPTU Cuiabá de duas maneiras, sendo que para o munícipe que optar por pagá-lo em parcela única, haverá a chance de conseguir um bom desconto.

Já para quem optar pelo pagamento de forma parcelada, será de extrema importância que se procure observar atentamente todas as datas de vencimento, para que não haja qualquer risco de cobrança de multa, por exemplo.

O pagamento poderá ser realizado em:

  • Casa lotérica;
  • Agências bancárias;
  • Internet banking (por meio do código de barras presente no boleto).

O município que deseja manter-se sempre regularizado com seus pagamentos terá algumas opções, tanto em relação a forma de pagamento, quanto aos meios utilizados para fazer este pagamento.

É fundamental que os pagamentos estejam sempre em dia para que o contribuinte evite qualquer tipo de transtorno junto à prefeitura, evitando receber a cobrança de multas por atraso, por exemplo.

O IPTU Cuiabá 2020 é fundamental para a saúde dos cofres da cidade e garante que serviços igualmente essenciais sejam sempre oferecidos aos cidadãos que residem no município, garantido assim a manutenção da boa qualidade de vida, e isto já é motivo mais do que suficiente para garantir que seus pagamentos estejam sempre em dia.

Espero que tenha gostado do nosso artigo e sanado todas as suas dúvidas! Caso tenha alguma dúvida a respeito do IPTU 2020 Cuiabá ou até mesmo tirar a segunda via deixe o seu recado agora mesmo para que possamos lhe responder o mais breve possível.

Deixe um comentário