IPTU 2020 Contagem – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

O IPTU 2020 Contagem é o Imposto Predial e Territorial Urbano, voltado para quem é proprietário de imóvel, seja casa, apartamento, terreno, entre outros. Conforme o sistema tributário brasileiro, o imposto é obrigatório, deve ser pago anualmente e representa uma importante receita para a gestão municipal.

É um recolhimento que traz recursos para serem usados na qualidade de vida da população por proporcionar melhorias em diversos setores do município como educação e saneamento básico.

Fique conosco até o final e confira todas as informações referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano do município de Contagem.

Como emitir a Segunda Via IPTU Contagem?

A maneira mais rápida de emitir sua segunda via para o pagamento do IPTU Contagem é tendo em mãos o Índice Cadastral (Inscrição Imobiliária) e o Código de Acesso. Essas informações são enviadas na guia impressa e entregue, via Correio, em seu endereço.

O processo para a emissão é muito prático e vamos mostrar aqui, a seguir. Veja o nosso passo a passo para emitir a segunda via IPTU 2020 Contagem.

IPTU 2020 Contagem

Passo: 1 Acesse a opção IPTU – Guia de Pagamento no site da Prefeitura em http://receita.contagem.mg.gov.br/iptu2018_guia_e_outros.php


Passo 2: Selecione uma das opções de emissão:

  • Índice Cadastral e Código de Acesso;
  • Índice Cadastral e Nº do CPF ou CNPJ;
  • Nº do CPF ou CNPJ e CEP do endereço do imóvel.

Passo 3: Após informar os dados para acesso à emissão de guia, Selecione a opção desejada (Cota única ou Parcelado)


Passo 4: Na opção ‘Parcelado”, poderá ser emitida mais de uma parcela em uma mesma guia. Seleciona uma data de vencimento;


Passo 5: Clique em Gerar documento;


Passo 6: Após o processamento da solicitação, a página exibirá o link “Visualizar”, basta clicar nele para visualizar o documento.


O contribuinte que, depois de consultar atentamente as informações da Notificação de Lançamento do IPTU, notar alguma divergência, poderá requerer a revisão do lançamento dos tributos com relação ao imóvel.

Valor do IPTU 2020 Contagem

A base de cálculo do IPTU Contagem é o valor venal do imóvel multiplicado às alíquotas.

IPTU 2020 Contagem

O valor venal é o valor de mercado de um imóvel e alguns dos fatores determinados como critérios para definir esse valor são a área do terreno, a destinação ou a natureza da utilização do terreno, a área construída, o valor unitário do metro quadrado, os serviços públicos existentes, a valorização do logradouro, e outros fatores.

Já com relação as alíquotas aplicáveis no cálculo do valor do IPTU Contagem, elas são as seguintes:

  • 2,00% – Para imóveis não edificados;
  • 0,75% – Para imóveis não residenciais edificados;
  • 0,60% – Para imóveis edificados com fins exclusivamente residenciais com área do terreno superior a 720m².
  • 2,00% – Para imóveis não residenciais edificados cuja área do terreno exceda 10 vezes a área construída.
  • 2,00% – Para imóvel edificado, cuja administração esteja a cargo do CINCO – Centro Industrial de Contagem, vinculados a projetos de sua competência ou situados na área industrial denominada Juventino Dias, sem efetiva utilização.

Prefeitura Contagem IPTU

O IPTU é muito importante para as finanças da Prefeitura de Contagem e da maioria das prefeituras do Brasil. O valor é destinado a projetos que vão mudar a vida da cidade, como melhorias na infraestrutura e nos serviços de saúde e educação.

Veja também:

O IPTU Contagem também ajuda na realização de serviços de capina, manutenção de parques e praças e no pagamento de profissionais que trabalham pelo bem estar da cidade.

Para maiores informações sobre o tributo, você pode entrar em contato com a Prefeitura de Contagem através dos dados abaixo.

  • Endereço: Av. João Cesar de Oliveira, 6.620 – Sede – Contagem – Minas Gerais – CEP 32.040-000;
  • Telefone: (31) 3363-5655.

Como pagar o IPTU Contagem?

Normalmente, as guias para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU, são enviadas pelos Correios, mas também podem ser emitidas através dos sites da Prefeitura (contagem.mg.gov.br) e Receita Municipal (receita.contagem.mg.gov.br).

Para efetuar o pagamento do IPTU 2020 Contagem, basta levar o boleto em um das agências financeiras e correspondentes bancários dos bancos credenciados. Veja quais são:

  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Mercantil do Brasil;
  • Bancoob.

No Banco do Brasil e Itaú, o pagamento só será aceito apenas nos canais de autoatendimento (caixas eletrônicos – internet banking) e correspondentes bancários. O contribuinte poderá optar pelo pagamento em cota única ou de forma parcelada.


Pagar o IPTU 2020 Contagem é uma responsabilidade que o contribuinte tem que arcar todos os anos, mas é bom lembrar que com o dinheiro desse imposto, o município recebe uma ajuda extra para a melhoria de sua infraestrutura e qualidade de vida da população. O pagamento do IPTU faz a sua cidade crescer.

Se mesmo depois de ter lido nosso artigo você ainda ficou com alguma dúvida, deixe uma mensagem para que possamos lhe responder o mais breve possível.

Deixe um comentário