IPTU 2020 Aracaju – Segunda Via, Valor, Consulta, Como Pagar

Pagar impostos é um dos principais deveres do cidadão, afinal, é preciso manter-se sempre regularizado com o governo. E para os aracajuanos não poderia ser diferente. Portanto, se você possui imóvel localizado em área urbanizada, saiba que deverá pagar o IPTU 2020 Aracaju.

O Imposto Predial e Territorial Urbano consta na Constituição Federal e recai sobre pessoas físicas e jurídicas que possuem propriedade imobiliária como uma casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de imóvel, desde que esteja em uma região urbana.

Reunimos, no artigo a seguir, uma grande variedade de informações a relacionadas ao IPTU Aracaju. Portanto, se quiser saber mais a respeito do assunto, continue acompanhando o conteúdo e esclareça qualquer tipo de dúvida. Vamos lá!

Como emitir a Segunda Via IPTU Aracaju

Contribuir com o IPTU Aracaju é essencial para o crescimento do estado e seus municípios. A verba total arrecadada vai para os cofres públicos e depois é convertida em obras e melhorias de infraestrutura.

E devido a sua importância, é preciso manter-se atento para garantir que o imposto seja pago na data correta, uma vez que o carnê com os boletos para pagamento é enviado pelos Correios até as residências.

Veja também:

Porém, caso o carnê tenha sido extraviado ou perdido, caberá ao contribuinte solicitar a 2 via IPTU Aracaju através do site da Prefeitura. Abaixo elaboramos um rápido guia-explicativo que irá ajudá-los com o procedimento:

IPTU 2020 Aracaju

Passo 01. Primeiramente, acesse o site da prefeitura de Aracaju IPTU através do endereço: http://fazenda.aracaju.se.gov.br/financas/iptupesq.wsp;


Passo 02. Preencha os campos em branco de acordo com os dados solicitados. (Número de Inscrição Imobiliária/Data Para Vencimento);


Passo 03. Por fim, clique em “Pesquisar”.


Após seguir todos os passos acima, você será redirecionado para uma página onde consta todos os débitos relacionados ao seu imposto. Selecione a opção da guia de pagamento em aberto disponível e imprima-a. Este processo é o mesmo para quem está buscando realizar a consulta IPTU 2020 Aracaju.

Valor do IPTU 2020 Aracaju

Uma dúvida muito comum entre muitos cidadãos é a respeito do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano. Esta é uma questão um pouco complexa, já que o mesmo só é obtido através do cálculo de alguns fatores. São eles, o Fato Gerador e Base de Cálculo.

Entenda melhor:


Fato Gerador do IPTU Aracaju

Segundo os termos do artigo 133 da Lei nº1547/89 (Código Tributário do Município de Aracaju – CTMA), o fato gerador, que acontece no mês de Janeiro de cada ano, é a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, por natureza ou por acessão física.

Está definido na lei civil, e, vale lembrar que o imóvel precisa está localizado em área urbana, independente de forma, estrutura e destinação.


Base de Cálculo do IPTU Aracaju

De acordo com os termos presente nos artigos 148 e 149 da Lei nº 1547/89 (Código Tributário do Município de Aracaju – CTMA), a base de cálculo do Aracaju IPTU é o valor venal do imóvel, apurado pela avaliação do mesmo. Esta avaliação é feita com base na planta de valores imobiliários e formula de cálculo.


Utilizando estes dois fatores mencionados acima, o Governo Realiza o cálculo do valor de cada imóvel da cidade de Aracaju e envia o carnê para eles através dos Correios. Tudo o que deve ser feito pelo contribuinte, é pagá-lo na data correta.

Prefeitura Aracaju IPTU

Como vimos, com todo dinheiro arrecadado do Imposto Predial e Territorial Urbano, o Governo consegue aplicar melhorias em diversas áreas da infraestrutura.

IPTU 2020 Aracaju

Podemos citar alguns exemplos:

  • Asfaltamento;
  • Saneamento;
  • Educação;
  • Saúde;
  • Segurança;
  • Outros.

Com a cidade de Aracaju não poderia ser diferente. A mesma evoluiu muito nos últimos anos e grande parte destas mudanças foi graças ao pagamento de impostos como o IPTU.

Qualquer problema relacionado ao imposto poderá ser tratado com a Prefeitura da cidade. Separamos abaixo, alguns dados que com certeza serão de grande ajuda. Confira:

  • Endereço: Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 – Conj. Costa e Silva – Ponto Novo, Aracaju – SE;
  • Telefone: (79) 4009-7836.

Acessando o portal do contribuinte Aracaju IPTU da prefeitura municipal, ainda é possível consultar outra série de informações interessantes sobre alguns impostos e tributos, além da segunda via.

Como pagar o IPTU Aracaju?

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano é uma obrigação entre muitos cidadãos, afinal, não será nada legal ficar com IPTU Aracaju atrasado. Portanto, elaboramos este tópico com o intuito de ajudar os cidadãos aracajuanos que não sabem como realizar este processo.

Após receber o carnê em sua residência, você deverá consultar o valor e pegar a sua guia. Segundo a prefeitura da cidade, o contribuinte poderá pagá-lo em cota única (com desconto) ou parcelado. O número de parcelas dependerá do valor do tributo cobrado, este que pode ser alterado anualmente.

Sabendo disso, com o valor em mãos, apresente a sua IPTU Aracaju 2 via em um dos bancos credenciados e informe que deseja quitar a sua dívida com o imposto.

  • Banco do Brasil S/A (BB);
  • Banco do Estado de Sergipe S/A (BANESE);
  • Caixa Econômica Federal (CAIXA);
  • Itaú Unibanco (ITAÚ) S/A.

Deixar de pagar o IPTU Aracaju com certeza trará uma série de complicações ao cidadão. São aplicados juros no valor total da dívida para cada dia de atraso no pagamento. Além disso, em situações mais agravadas, o nome do proprietário será inscrito na dívida ativa e o imóvel poderá ser confiscado.


Após conferir estas valiosas informações relacionadas ao IPTU 2020 Aracaju, esperamos que não tenha lhes restado nenhum tipo de dúvida. Mas caso ainda tenha alguma pergunta a fazer, deixe-a em um comentário abaixo e aguarde que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Deixe um comentário